Se você deseja instalar o Hyper-V no Windows 10 ou no Windows 11, o Hyper-V é um componente essencial de qualquer ambiente virtualizado. O Hyper-V pode ajudar a tornar sua infraestrutura de TI mais flexível e fácil de gerenciar, habilitando contêineres Hyper-V, memória dinâmica, discos diferenciais e virtualização aninhada.
Sobre o PowerShell
O PowerShell é uma poderosa linguagem de script que permite gerenciar seu ambiente Windows de maneira rápida e fácil. Com o PowerShell, você pode automatizar tarefas, executar comandos e gerenciar as configurações do sistema. Além disso, os cmdlets do PowerShell podem ser usados para gerenciar hosts Hyper-V e máquinas virtuais.
Para instalar o Hyper-V no Windows 11, você precisará instalar a função Hyper-V. A função Hyper-V pode ser instalada usando o PowerShell ou a GUI do Gerenciador do Servidor. Neste exemplo, mostrarei como instalar a função Hyper-V usando o PowerShell.
Para iniciar a instalação, abra uma sessão do PowerShell usando Executar como administrador e execute o seguinte cmdlet.
Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Hyper-V-All
Assim que a instalação estiver concluída, você precisará reiniciar o computador. Após a reinicialização, você encontrará o console do Hyper-V disponível no menu Iniciar, conforme mostrado abaixo.
Sobre o Hyper-V
O Hyper-V é um software de virtualização Hypervisor da Microsoft, que permite aos usuários criar e gerenciar máquinas virtuais no Windows. O Hyper-V foi disponibilizado pela primeira vez como parte do Windows Server 2008.
O Hyper-V pode ser instalado em computadores Windows 10 Pro, Enterprise ou Education. O Hyper-V também pode ser instalado no Windows Server 2016. O Hyper-V é um recurso do Windows 10 Pro, Enterprise e Education que permite criar e gerenciar máquinas virtuais em seu computador.