Atualmente o Essentials 2022 tem os mesmos as mesmas funcionalidades da Versão Standard porém é limitado a 25 usuários e 50 computadores e não tem necessidade de Cals, além de poder ser executado somente em Servidores com 1 Processador físico com no máximo 10 núcleos.
Ele pode ser virtualizado mas o Hyper-V somente pode contar a VM dele, ou seja, apenas 1 máquina virtual. Também não haverá uma mídia de instalação separada como nas versões anteriores e ele será distribuído através dos canais OEM. Sendo assim, a instalação será feita usando a mídia do Windows Server 2022 Standard e a ativação usará a chave do Essentials. Dessa forma há uma grande mudança em relação a versão Essentials 2019 que era um produto separado e agora com o 2022 passou a ser uma opção de ativação.
O Essentials da versão 2019 se transformou e perdeu as funcionalidades de:
- Backup das Estações de Trabalho
- Integração com Office 365
- Dashboard de gerenciamento centralizado do servidor
- Essentials Role no Windows Standard e Datacenter
- Remote Web Access
- Essentials Connector.
Ele ganhou o Azure AD Connect e agora você pode fazer a sincronização com a nuvem.
Outra novidade é que como ele tem as mesmas funcionalidades do Windows Standard, então isso quer dizer que será possível executar o RDS (Remote Desktop Services), limitado em termos de hardware poderá ter problemas de performance . Vale lembrar que para RDS há necessidade de Cals (Licença de acesso)