Windows Server 2022 chega com destaque para Hiperconvergência, Nuvem Híbrida, Windows Containers e, acima de tudo, Segurança. Ou seja, pronto para a transformação digital. Para isso a plataforma foi anunciada com três versões:
- Standard
- Datacenter
- Datacenter: Azure Edition.
As primeiras informações técnicas da Microsoft sobre o Windows Server 2022 estão disponíveis neste link, bem como vai trabalhar em sintonia com o Windows 11 e o Azure.
Com o fim do licenciamento OPEN da Microsoft, como comprar o novo Windows Server?
O licenciamento do Windows Server agora está disponível no modelo CSP – Cloud Service Provider. É o mesmo do Microsoft/Office 365. Não mais no VLSC – Volume Licensing Service Center, como era no antigo Open. Portanto, é possível fazer assinatura ou aquisição perpétua do seu Windows Server 2022, gerenciar suas chaves ou fazer downgrade no Portal CSP.
Em resumo, as principais opções de licenciamento:
- O&M – Quando você comprar seu novo Servidor com o Sistema Operacional Windows Server;
- CSP PERPÉTUO – Aquisição da licença para regularizar ou atualizar seu software Windows Server;
- CSP SUBSCRIÇÂO – Assinatura, no modelo software como serviço, para regularizar ou atualizar seu Windows Server;
- OPEN VALUE – Aquisição da licença com Software Assurance para regularizar ou atualizar seu Windows Server;
- Além disso, temos a opção via AZURE – Assinatura, no modelo software como serviço, para uso em Nuvem Azure do seu Windows Server.
Windows Server 2022 Preview
Para quem for um participante do programa Windows Insider, por exemplo, é possível baixar e testar a nova versão do Windows Server 2022. Também é possível testar diretamente no Azure.
Fundamentos da migração para a nuvem
Em primeiro lugar, aprenda como simplificar seu caminho de migração para a nuvem: e-book da Microsoft, em inglês, oferece dicas para avaliação, migração e otimização, disponível neste link.
Guia do Windows Server no Azure
Em segundo lugar, e mais importante, veja como é fácil migrar ou estender seu ambiente do Windows Server com o Guia definitivo para o Windows Server no Azure, disponível neste link.