Fim do suporte ao Windows 7: dicas para quem quer atualizar o software.
Está chegando ao fim de sua vida útil. Lançado em 2009, o Windows 7 só foi perder a liderança dos softwares mais usados em computadores no fim do ano passado, de acordo com pesquisa da consultoria Net Applications. No primeiro trimestre de 2019 veio a confirmação de que o SO seria definitivamente deixado para trás. A Microsoft anunciou que dará fim ao suporte para o sistema no ano que vem e recomenda aos usuários a atualização para o Windows 10.O fim do suporte ao Windows 7, que ocorrerá em 14 de janeiro de 2020, significa que o sistema não receberá mais atualizações de segurança, por exemplo. Além do aumento da vulnerabilidade do computador, o fato pode fazer com que programas deixem de funcionar em máquinas que possuírem essa versão desatualizada.
São duas as opções disponíveis neste caso: atualizar o sistema operacional ou comprar um computador que já venha atualizado.
Sobre a primeira opção, não é qualquer computador que consegue rodar a versão mais nova do SO da Microsoft. A atualização é paga e estão entre os requisitos mínimos exigidos para que a máquina seja atualizada:
– Processador de 1 gigahertz (GHz) ou um sistema em um chip (SoC);
– 1 GB de memória RAM;
– 16 GB de espaço em disco rígido (HD);
– Placa gráfica Directx 9;
– Monitor de 800×600.
Comprando outra máquina
No caso de quem tiver interesse de adquirir outra máquina, qualquer computador comprado no varejo já está atualizado com o Windows 10 desde o final de 2016. hardware e software estão interligados, os computadores vendidos atualmente já suportam o novo sistema e estão preparados para a maioria das funcionalidades.