Novidades do Windows Server 2016
Nano Server
O Nano Server 2016 será possível executar uma máquina com o mínimo de componentes possível, sendo inclusive menor que a instalação Server Core.
Neste modo no Nano Server você poderá instalar apenas os componentes necessários no servidor Windows Server 2016, como (Clustering, Storage_net, Hyper-V, Networking), retirando totalmente a interface gráfica e utilizando o mínimo de recurso do Servidor.
O modo e otimizado para ambiente de nuvem e suportará o Hyper-V Containers.
Hyper-V Containers
Outra novidade no Windows Server 2016, que a Microsoft anunciou e o suporte para Hyper-V Containers. Nesse modo, o Hyper-V Containers vai fornecer um novo nível de isolamento para as máquinas virtuais, que antes eram reservadas apenas para máquinas físicas, e também irá manter a integração com a plataforma Docker.
O Hyper-V Containers promete isolar o código em cada Containers, evitando interferências na máquina Host em máquinas virtuais.
Storage Replica
Agora com o Windows Server 2016 o sistema terá a capacidade de replicar volumes inteiros no nível do bloco, podendo escolher entre replicação síncrona e assíncrona.
Esse recurso, chamado de Storage replica será direcionado para cenários de recuperação de desastres, onde serão suportados a replicação de servidor para servidor e de cluster para cluster.
Storage Spaces Direct
No Windows Server 2016 houve grandes avanços na tecnologia de Armazenamento, agora com a capacidade de construir um sistema de armazenamento altamente disponível usando discos diretamente conectados em cada nó. A Resiliência entre os nós da rede no Windows Server 2016 utiliza o protocolo SMB3. O Storage Spaces Direct também irá tirar proveito de um novo hardware como NvMe SSDs, mas também irá suportar o hardware antigo como o dispositivo Sata. Para criar um cluster de Storage Spaces Direct será necessário ter no mínimo quatro nós disponíveis.
Fica a Dica.
Um abraço.