Diante das falhas na rede rede social nas últimas semanas, desenvolvedores tentam resistir aos problemas e manter os usuários.
Os frequentes problemas técnicos que afetam o Twitter nas últimas sete semanas, também prejudicam desenvolvedores de aplicativos externos para o microblog.
Os erros que começaram na segunda semana de junho e atingiram seu ponto crítico durante a Copa do Mundo, estão forçando estes fabricantes, que muitas vezes geram receitas significativas a partir de seus aplicativos da rede social, a irem a luta para apaziguar a ira dos usuários, enquanto tentam proteger suas marcas e superar a perda de negócios.
"Os problemas de API do Twitter nas últimas semanas foram terríveis para nós", disse o fundador e CEO da Seesmic, Loic Le Meur, empresa de desenvolvimento de aplicativos para desktop e plataformas móveis para usuários do Twitter.
"Os usuários sempre culpam primeiro o Seesmic, uma vez que é a primeira interface . E isso é muito frustrante e prejudicial, já que os usuários começam a procurar outras alternativas, embora também tenham os mesmos problemas", disse ele por e-mail.
O Twitter, fundado em 2006, tornou-se notório entre 2007 e o primeiro semestre de 2008 por suas longas interrupções, no entanto, nos últimos dois anos, o serviço apresentou melhoras na estabilidade, até junho deste ano.
O Twitter alegou que os problemas foram causados por inúmeros fatores, incluindo o grande tráfego causado pelos jogos da Copa do Mundo, erros internos de sistema, falhas na configuração de rede, entre outras.
"Foi um pouco perturbador, porque muitas pessoas não sabem se o problema está no aplicativo ou no Twitter, então temos um problema de comunicação que precisa ser resolvido", disse Ryan Holmes, CEO da HootSuite, desenvolvedora de aplicativos para gerenciar contas de Twitter e outros serviços de mídia social.
Embora os problemas tenham diminuído em frequência e intensidade nas duas últimas semanas, dúvidas ainda permanecem sobre a capacidade do microblog de prestar um serviço consistente e estável.
Dave Waldman, diretor executivo da BccThis, cujo software permite aos usuários adicionar notas em e-mails e mensagens de mídia social, decidiu recentemente enfatizar para a sociedade de desenvolvimento de aplicativos, que em parte a culpa também é da rede social.
"O Twitter não foi o principal motivo, mas também tem sua parte de culpa. O software da BccThis também funciona com Microsoft Outlook, os dispositivos BlackBerry e o Gmail, da Google", disse ele.
O Twitter tornou-se ultra-popular como ferramenta de microblog usada por internautas, comerciantes e personalidades públicas. Cerca de 2 bilhões de mensagens foram postadas no Twitter, em maio, de acordo com a Pingdom.
Com o aumento da popularidade, a rede social tem grandes aspirações financeiras. Em abril, o Twitter lançou seu programa de publicidade, chamado Promoted Tweets, cuja primeira lista de parceiros inclui Best Buy, Bravo, Red Bull, Sony Pictures, Starbucks e Virgin America.